segunda-feira, 13 de maio de 2024

Contato

Confins atinge 100% da população acima de 18 anos vacinada com a 1ª dose contra a Covid

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A cidade de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, atingiu nesta terça-feira (10) a marca de 100% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A informação foi confirmada ao G1 pelo secretário municipal de saúde, Weslei Denis.

O município tem 6.800 habitantes, conforme estimativa do IBGE. Parte da população com 18 anos que trabalha no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado na cidade, e aqueles com comorbidades já haviam sido vacinados em etapas anteriores.

Com as doses que chegaram nesta semana, foi possível completar a aplicação da primeira dose no restante da população dessa faixa etária.

O ritmo acelerado se deve às doses que foram encaminhadas aos trabalhadores do terminal aeroportuário que, pelo Plano Nacional de Imunização, são do grupo prioritário, mas que sobraram. Com isso, os imunizantes foram redirecionados para os moradores da cidade.

Imunização de adolescentes

Após completar 100% de pessoas acima de 18 anos imunizadas com a primeira dose, a gestão já encaminhou um ofício ao governo de Minas solicitando autorização para imunizar adolescentes a partir de 17 anos.

De acordo com o secretário, o município aguarda essa deliberação do estado. “Se o governo não autorizar, não podemos prosseguir com a vacinação, até porque para seguir aplicando a primeira dose o município precisa de novas remessas”, explica.

Procurada pelo G1, a Secretaria de Estado de Saúde informou “que orienta aos municípios seguirem as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde”. Conforme a pasta, “o referido plano atualmente não recomenda vacinação contra a covid-19 para menores de 18 anos”.

A secretaria também cita o 31º Informe Técnico do PNO, que estabelece que “após a conclusão do envio de doses para a população adulta, serão incluídos os adolescentes de 12 a 17 anos, com prioridade para aqueles com comorbidades”. A pasta diz que aguarda as recomendações e a disponibilidade de doses por parte do Ministério da Saúde.

Sobre o documento enviado por Confins, a SES-MG informou que “assim que tiver acesso aos documentos encaminhados pelo município, a SES vai analisar o mesmo e retornará ao município”.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.