Neste domingo (10), ocorre o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Minas Gerais, onde 393.007 pessoas confirmaram inscrição. No entanto, cerca de 25,2% dos candidatos não compareceram no primeiro domingo de aplicação, segundo dados preliminares do Inep.
As provas serão realizadas em 876 locais, distribuídos em 188 municípios do estado. A maioria dos inscritos em Minas Gerais é composta por mulheres (61,9%), e 58,22% têm até 17 anos. Quase metade (43,8%) já concluiu o ensino médio.
Neste dia, os candidatos responderão a 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática. Na primeira fase, os exames incluíram linguagens, ciências humanas e redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Os portões estarão abertos das 12h às 13h, e as provas se encerrarão às 18h30. O local de prova pode ser consultado na Página do Participante, no site do Inep. Aqueles que faltaram no primeiro dia ainda podem participar nesta segunda fase. Participantes que enfrentaram problemas logísticos ou tiveram doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação entre 11 e 15 de novembro.
Em Belo Horizonte, o Metrô BH e a prefeitura oferecerão apoio logístico para facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova. Haverá mais trens em circulação entre 10h30 e 13h, com intervalo de 10 minutos, e 50 linhas de ônibus municipais terão horários reforçados, somando 367 viagens adicionais. Além disso, as estações de bicicletas elétricas da cidade disponibilizarão viagens gratuitas, mediante cadastro on-line.
Fonte: G1. Foto: Lívia Ferreira/g1 Piauí.