Uma eleição feita por 64 jornalistas elencou os 100 melhores restaurantes do Brasil. O ranking, liderado pelo paulista A Casa do Porco, tem oito restaurantes de Minas Gerais entre os melhores do país. Abaixo, conheça um pouco da história de cada um deles e a posição que ocupam na lista.
Glouton
Em 10º na lista dos 8 melhores restaurantes do Brasil, está o Glouton, com seus pratos e sobremesas refinados. Com 10 anos de existência, o estabelecimento utiliza ingredientes mineiros e brasileiros e a base francesa do chef Leo Paixão.
O Glouton oferece as opções menu degustação e à la carte. O degustação inclui crocantes de algas, gurgére de queijo, pão de queijo, ravioli com castanha, lagostim, abóbora – pescoço, costela de porco ou rabada, beterraba com queijo e sobremesa de laranja.
Já o cardápio à la carte traz seleções especiais dos 10 anos do restaurante. Piracuru com creme de amendoim, risoni de lagostim, arroz de galinha, nhoque romano, rabada com nhoque e papada de porco são alguns dos pratos principais.
Endereço
Rua Bárbara Heliodora, 59, Lourdes
Pacato
Do chef Caio Soter, o restaurante Pacato tem busca proporcionar aos clientes uma experiência segundo o próprio nome do lugar diz: apreciação calma e pacata da vida (e dos sabores). Vegetais, porco e frango são os principais elementos do cardápio do restaurante.
O local, que ficou em 21º no ranking, trabalha com menu degustação e cardápio a la carte. O degustação é composto por nove pratos e conta a história da cozinha de quintal mineira. Inclui café, ostra de frango, sorbet, peixe refogado, empadinha, carne de sol, pescoço de galinha e doces.
Já as opções a la carte incluem pratos como milho verde no caldo de legumes, macarrão com tutu de feijão, frango assado com purê de cenoura, wellington de porco, entre outros. Entradas, sobremesas, carta de vinhos e outros destilados estão no menu do Pacato.
Endereço
Rua Rio de Janeiro, 2735, Lourdes
Xapuri
Na 23ª posição está o Xapuri, cuja estrela da cozinha é o forno à lenha. O ambiente rústico do local dá o clima para a culinária mineira tradicional oferecida no cardápio. A casa tem 34 anos de história.
O diferencial do restaurante é estar afastado do Centro de BH e oferecer um ambiente relaxante para os clientes. A casa tem espaço para as crianças, loja de artesanato, hípica e buffet de doces caseiros. Os almoços e jantares são acompanhados de música ao vivo.
O menu inclui talharim com frango, mexidão, carne de panela, costelinha com tropeiro, lombo assado na panela, frango com quiabo, entre outras delícias. Opções de entradas, petiscos, guarnições, pratos individuais e bebidas também estão incluídas.
Endereço
Rua Mandacarú, 260, Trevo, BH
Cozinha Tupis
Um marco da nova cara da culinária belo-horizontina, o Cozinha Tupis, do chef Henrique Gilberto, é um expoente do Mercado Novo. A revitalização do centro comercial o tornou o point jovem da capital mineira e o estabelecimento um dos responsáveis pelo processo de resgate do local.
É lá que os jovens adoradores de Xeque Mate, bebida que cresceu com o sucesso do espaço, compram seus tira-gostos ou mesmo fazem uma refeição pra dar sustância no pós-balada.
Mas o Cozinha Tupis não está à toa na 32ª posição do ranking de melhores restaurantes do Brasil, e é muito mais que um ponto de encontro de turmas jovens.
No cardápio desde o primeiro dia, a borda de lasanha se tornou um clássico da casa. Trata-se do cantinho crocante da massa, que, nas palavras do chef, custa a soltar da travessa e ganha crocância. A massa feita na casa é recheada com molho à bolonhesa, músculo, língua e rabada e finalizada com creme de queijo canastra.
Endereço
Mercado Novo, Avenida Olegário Maciel, 742, LJ 2161, Centro
Florestal
O Florestal também tem assinatura da chef Bruna Martins. Depois do Birosca S2 ter se consolidado no Santa Tereza ao ladinho de uma praça, a jovem empreendedora decidiu abrir nova casa no bairro vizinho, e fincou os pés no bairro Floresta, novamente ao ladinho de uma praça.
No ranking, o restaurante aparece na 42ª posição nacional e na quinta entre os melhores de Minas Gerais.
O cardápio dá preferência a ingredientes vegetais. A salada de lula, por exemplo, traz o fruto de mar no nome, porém, picles de beterraba, queijo de cabra, rúcula e castanhas se sobressaem na composição da entrada.
Endereço
Avenida Assis Chateaubriand, 176, Floresta
LEIA TAMBÉM: Restaurantes em BH com culinária italiana
Birosca S2
Criado há mais de 10 anos, o restaurante da chef Bruna Martins é um dos marcos do processo de revitalização de Santa Tereza. O Birosca S2 é um bistrô com cardápio novo a cada temporada e ocupa a 45ª posição do ranking de melhores restaurantes do Brasil, sendo o sexto de Minas Gerais a aparecer na lista.
A tradição é mesclar pratos da cozinha internacional com outros da culinária mineira dando toques de sofisticação da chef formada no curso do Senac.
No cardápio, o prato mais tradicional é um cupim de panela servido com purê de três batatas e farofa de pão e alho. Com algumas adaptações, ele é servido desde a abertura das portas em 2013.
Endereço:
Rua Silvianópolis, 483, Santa Tereza
Tragaluz
O que começou como uma loja de café se transformou em um restaurante de gastronomia brasileira à luz de velas. Uma casa colonial de cerca de 300 anos no Centro de Tiradentes é o local que abriga o Tragaluz, que passou por uma restauração seguindo as orientações do Iphan.
A proposta da culinária do restaurante, que ocupa a 48ª posição no ranking, é oferecer comida artesanal com a sofisticação dos pratos dos grandes centros urbanos internacionais. Tudo isso aplicado aos ingredientes de Minas Gerais, fazendo uma ligação com Tiradentes e a região do Campo das Vertentes.
O cardápio possui pratos como lombo de bacalhau, confit de pato, lasanha com ragú de costela, mezze rigatoni, entre outros. Entradas de diversos tamanhos, sobremesas e bebidas também estão no menu. As comidas são desenvolvidas pelo chef Felipe Rameh.
Endereço
Rua Direita, 52, Tiradentes
Turi
Criado há só dois anos pelo chef Cristóvão Laruça, o Turi já se enquadra como um dos melhores restaurantes de Minas Gerais, segundo o ranking da revista Exame. Na lista, o estabelecimento ocupa o 60º lugar do Brasil.
O restaurante fica no Ponteio Lar Shopping e é o quarto estabelecimento criado pelo chef em BH. Além dele, Laruça responde pelos restaurantes Beco e Capitão Leitão, no Santa Tereza, e Caravela, no Cidade Jardim.
A aposta do chef é em usar o fogo para transformar o sabor e a textura dos ingredientes, que vão desde polvo e lagosta até suculentos cortes de carne.
Endereço:
Ponteio Lar Shopping, Saída Rodovia Br 356, 2500 – Santa Lúcia, Belo Horizonte
O post Confira os 8 melhores restaurantes de Minas Gerais, segundo ranking de jornalistas apareceu primeiro em BHAZ.