fbpx

Conselho de Saúde de BH recomenda ‘lockdown’ imediato na capital

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMSBH) enviou, na manhã desta sexta-feira (3), ao prefeito Alexandre Kalil e ao secretário de Saúde, Jackson Machado, uma recomendação para que seja decretado imediatamente o “lockdown” na capital.

O conselho enviou nota à imprensa em que diz que “apesar de ser uma medida drástica”, o lockdown “é a alternativa mais adequada para reduzir a taxa de ocupação tanto nos leitos de CTI e quanto de enfermaria, e evitar, assim, a morte por desassistência de usuários e usuários do SUS na capital mineira”.

O conselho decidiu encaminhar esta recomendação por causa da ocupação recorde dos leitos de enfermaria e de CTI destinados aos pacientes com Covid-19, que se aproxima da taxa de 100%.

A recomendação foi feita após aprovação de uma resolução em plenário do conselho, com participação de usuários do SUS, trabalhadores e gestores – incluindo diretores de hospitais da capital.

Essa resolução também reivindicou à prefeitura aumentar o número de leitos em hospitais públicos e, se necessário, comprar leitos de CTI em hospitais privados da cidade – medidas já adotadas pela prefeitura. Além disso, solicitou a abertura imediata do Hospital de Campanha do Governo Estadual, o que ainda não ocorreu.

Encontre uma reportagem