As obras da construção da fábrica da Heineken em Passos vão entrar em nova etapa e devem movimentar a economia, o mercado de trabalho e o setor imobiliário com o aluguel de casas para abrigar operários da construção.
De acordo com a prefeitura, as empresas que vão construir a unidade não terão alojamento para trabalhadores não residentes no município. A intenção é alugar casas na cidade para oferecer moradia compartilhada, o que deve movimentar o setor imobiliário e o comércio.
Segundo informações da Prefeitura de Passos, representantes da cervejaria se reuniram com o prefeito Diego Oliveira e secretários municipais, na segunda quinzena de setembro, e disseram que, até o momento, a empresa e as construtoras lidavam com licenças e aspectos burocráticos, mas que o projeto já está em fase adiantada, que os equipamentos estão todos comprados e que as obras contam com 15 pacotes de fornecimento, já fechados e programados.
De acordo com a prefeitura, na reunião a Heineken apresentou as empresas que serão responsáveis pela construção da primeira unidade da cervejaria em Minas e também foram discutidas as obras viárias necessárias para o acesso à fábrica e à ligação com a rodovia MG-050, além do impactos no fluxo de pessoas e na economia do município.
As Construtoras Afonso França Engenharia e Comércio Ltda e Rio Verde Engenharia e Construções Ltda, que vão construir a fábrica em Passos, atuam há cerca de 30 anos e realizam projetos de grande porte e obras como aeroportos, centros de pesquisa e hospitais.
Segundo a prefeitura, as empresas ressaltam a importância de fomentar projetos sociais e criar oportunidades para a população de Passos. De acordo com o planejamento da construção, a obra será realizada de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente. “Tanto a prefeitura, quanto a cervejaria e as construtoras pensam em formas de diminuir o impacto ambiental das obras e trazer benefícios à região”, informa a administração municipal.
“Outro tema discutido na reunião foi a questão das obras viárias, que deverão ser realizadas para atender as necessidades da fábrica, do município e sem gerar desperdícios de verba e tempo”, informa a prefeitura. Segundo a administração, além dos empregos na construção da unidade da Heineken em Passos, as obras de acesso viário também vão movimentar o mercado de trabalho.
Na última quarta-feira, completou um ano e cinco meses do anúncio oficial da construção da fábrica da Heineken em Passos. No dia 27 de abril de 2022, a empresa formalizou a cidade como o local para a instalação da primeira unidade do grupo em Minas e a 15ª no país, após a desistência de construir a fábrica em Pedro Leopoldo.
“Essa será a unidade produtiva mais sustentável da empresa até aqui e a primeira a ser pensada e construída do zero pelo Grupo Heineken. Com previsão de inauguração até 2025, a nova operação empregará 350 pessoas, além de gerar aproximadamente 11 mil empregos indiretos, e produzirá as marcas puro malte, como Heineken® e Amstel”, informou a empresa na época.
Em 25 de maio deste ano, a Heineken fez o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica em Passos, em evento que contou com a presença do governador Romeu Zema e diretores do grupo.
Fonte: Clic Folha