Moradores do bairro Vera Cruz de Minas, em Pedro Leopoldo, estão indignados com o aumento abusivo nas contas de água neste mês de março. Alguns deles receberam faturas com valores exorbitantes, como é o caso de uma moradora que teve sua conta saltando de R$ 15 para mais de R$ 9 mil.
“Vários moradores do bairro Vera Cruz de Minas se encontram nessa situação. A Copasa simplesmente fala que não pode fazer nada e que temos que parcelar e pagar. Alegaram que era vazamento, mas de algumas o valor voltou ao normal, mas continuam vindo contas com o valor alto”, relatou a moradora que pediu para não ter o nome colocado na matéria.
Não é a primeira vez que essa situação acontece na região. Há alguns anos, moradores de Matozinhos também enfrentaram o mesmo problema, que resultou em reuniões e discussões.
O QUE DIZ A COPASA
A Copasa informa que, após o cliente entrar em contato com a empresa, na última sexta-feira (24/03), via webchat, a fatura do imóvel no bairro Vera Cruz de Minas, em Pedro Leopoldo, foi corrigida e reenviada para o cliente, para email cadastrado de contato, com vencimento para 05/04/2023.
A Companhia esclarece que efetua, mensalmente, a leitura de cerca de 1,5 milhão de imóveis na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e emite a fatura correspondente ao volume consumido, baseado na leitura atual e na do mês anterior. No entanto, excepcionalmente pode ocorrer algum erro, como no caso do imóvel em questão. Assim que o erro foi identificado, após o contato de cliente, a situação foi regularizada.
A Copasa ressalta, ainda, a importância dos moradores que identificarem alguma anomalia em sua fatura registrarem sua demanda nos canais de relacionamento da empresa: WhatsApp da Copasa, (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; aplicativo Copasa Digital; site www.copasa.com.br; ou telefones 115 ou 0800 0300 115. Assim, efetuada uma avaliação individualizada e customizada, com visita de técnico ao imóvel quando necessário e, se constatada alguma anomalia, a Companhia efetua a correção correspondente, reenviando ao cliente nova fatura com tempo hábil para pagamento.
RECLAMAR NA ARSAE E PROCON
As reclamações podem ser feitas ao Procon pela internet. O MPMG recomenda ainda que reclamações sejam feitas na Ouvidoria da Arsae o no site consumidor.gov.br.
Outra forma de os consumidores denunciarem o aumento abusivo das contas de águas ou o não atendimento da Copasa é por meio da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG). A Ouvidoria do órgão pode ser acionada, caso o usuário não tenha a demanda satisfatoriamente atendida pela Copasa ou pela Ouvidoria da companhia de saneamento.
A agência afirmou que basta o cliente informar os números dos protocolos dos atendimentos anteriores para registrar o caso.O atendimento por meio da Ouvidoria da Arsae-MG funciona pelo telefone 0800 031 9293, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados; pelo site arsae.mg.gov.br/ouvidoria ou pelo MG App, através da opção “Água e Esgoto – Copasa”.