As tarifas de água e esgoto da Copasa terão aumento médio de 6,56% em Minas Gerais. O reajuste foi definido pela Arsae-MG e passa a valer a partir de 22 de janeiro de 2026.
A nova tabela foi publicada no Diário Oficial na mesma edição em que o governador Romeu Zema sancionou a lei que autoriza a venda da estatal. De acordo com a Arsae-MG, o percentual faz parte da revisão tarifária periódica da companhia, um processo diferente do reajuste anual pela inflação, com foco no equilíbrio entre custos e investimentos previstos para os próximos quatro anos.
A revisão também trouxe mudanças na Tarifa Social, que agora passa a ter duas categorias e deixa de ter limite de consumo de 20 m³ para concessão do desconto. Hospitais públicos e filantrópicos passam a contar com abatimento de 50% nas tarifas.
Em meio às alterações, houve mudança no comando da Copasa: Fernando Passalio deixou a presidência e Marília Melo, secretária de Meio Ambiente, assumiu a função, ficando responsável por conduzir o processo de privatização da empresa.
Fonte: O Tempo
Foto: O Tempo
















