A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (28), uma boa notícia para os consumidores: a bandeira tarifária passará da vermelha patamar 1, que estava vigente em novembro, para a bandeira amarela em dezembro. Essa mudança resultará em uma redução significativa nas contas de energia em todo o Brasil, com uma economia estimada em cerca de 42%.
A Aneel justifica essa alteração pela chegada do período chuvoso e pela previsão de chuvas em dezembro, que devem ser superiores às de novembro na maior parte do país. Contudo, o órgão ressalta que essa expectativa ainda está abaixo da média histórica para o mês.
Apesar da redução nas tarifas, a agência alerta que o acionamento das termelétricas continua sendo fundamental para atender à demanda. Além disso, a geração de energia solar é intermitente, não garantindo fornecimento contínuo, especialmente durante a noite e nos horários de pico de consumo.
As bandeiras tarifárias, criadas em 2015, têm como objetivo indicar o custo real da energia, refletindo a variação nos custos de produção, que consideram a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o uso de termelétricas.
Fonte: BHAZ
Foto: BHAZ

















