A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária permanecerá amarela durante o mês de julho. Com isso, os consumidores continuarão pagando um adicional de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos na conta de energia.
Segundo a Aneel, a decisão foi mantida por causa do período seco, que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e aumenta a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.
A bandeira amarela está em vigor desde abril e, de acordo com a agência, reflete as condições menos favoráveis para a geração de energia nesta época do ano.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa mensalmente o custo da geração de energia elétrica no país. Na bandeira verde não há cobrança adicional. Já na amarela, o acréscimo é de R$ 1,88 por 100 kWh consumidos. Na bandeira vermelha, os valores sobem para R$ 4,46 (Patamar 1) e R$ 7,87 (Patamar 2) a cada 100 kWh.
A Aneel orienta os consumidores a manterem o uso consciente da energia para reduzir o impacto na conta de luz.
Foto: Pixabay/Banco de Imagens
Fonte: Hoje em Dia, com informações da Agência Brasil.

















