A Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, confirmou, na noite desta quarta-feira (18), duas mortes por febre maculosa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as vítimas são da mesma família e viviam no bairro Nacional, mas detalhes sobre idade, sexo e data dos óbitos não foram divulgados.
A transmissão da febre maculosa em seres humanos ocorre por meio da picada do carrapato infectado pela bactéria causadora da doença.
Há pouco mais de dois anos, a cidade da Grande BH viveu um surto da doença, registrando uma série de casos. Na época, a febre maculosa vitimou quatro pessoas de uma família.
Em nota, a secretaria disse que monitora a área desde 2017, com intensificação das ações de prevenção desde 2019, quando houve o surto.
“No dia 13/8, foi iniciada a sensibilização e panfletagem para os moradores da área do entorno, além da borrifação nas casas com produto específico de combate ao carrapato estrela”, disse.
A secretaria afirmou também que realiza outras ações preventivas, como mapeamento e acompanhamento das áreas de risco, manutenção de grupo de mensagem e contato permanente com os carroceiros e banhos carrapaticidas nos cavalos, além exames rotineiros nos animais.