Contexto político faz brasileiros planejarem saída do país

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A exaltação de ânimos por conta de disputas políticas, principalmente em período eleitoral, tem feito muitos brasileiros pensarem em deixar o país, com o aumento de pessoas interessadas em informações sobre emigração.

É o que aponta o especialista em processos de naturalização de brasileiros no exterior e presidente da consultoria de mobilidade urbana Aquila Oxford Group, Lucas Silva Lima. “Em 2019, o contexto político era a motivação principal de apenas 5% [das pessoas que buscavam os serviços da empresa]. Recebemos em média 100 ligações por dia de pessoas que querem emigrar. Logo após o pleito [2 de outubro], recebemos 400 ligações, a maioria delas tinha como justificativa o contexto político”.

Muitos brasileiros, no entanto, ainda não estão na fase de ligar para consultorias como a Aquila Oxford Group, que cuidam de toda a parte de documentação e instrução de brasileiros que moram ou que querem morar no exterior.  Mas eles estão firmes no propósito de deixar a terra natal, por conta do motivo que se tornou tão recorrente desde a semana passada

Advogada da área internacional, Lucia Stella Moura Ribeiro diz que boa parte dos brasileiros não leva em consideração o cenário político do destino escolhido. 

“Eles têm a imagem de que qualquer lugar da Europa é pacífico e seguro, que não terá essa questão política”, conta Lucia, que atua no escritório Souza & Souza Assessoria Jurídica, que tem unidades em Santos, no Brasil, e em Ericeira, em Portugal. 

Para a advogada, a escolha do novo país é importante. “Com um salário de 705 euros em Portugal, as pessoas vivem tranquilamente. Não vão ser ricas, mas conseguem ter o básico, diferente do Brasil, que com um salário mínimo você não faz isso”, contextualiza. 

“Meu trabalho é com a regularização de brasileiros não só em Portugal, mas o forte é Portugal. A gente trabalha muito com cidadania portuguesa e com migração, como vistos, entre outras coisas”, relata.

Fonte: A Tarde – Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

Encontre uma reportagem