Com o avanço da vacinação, da queda do número de casos e da taxa de óbitos pela Covid-19, o programa Minas Consciente do governo do estado, termina no próximo sábado (12).
O plano foi projetado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para o acompanhamento da pandemia e a criação de protocolos de flexibilização para a retomada gradual e segura das atividades econômicas.
Na última semana, a incidência da doença caiu 50%. E, há seis meses, o estado está com todas as macrorregiões na onda verde do plano.
A partir de agora, segundo o governo, o acompanhamento da pandemia será feito pela Secretaria de Estado de Saúde, que vai avaliar os dados como incidência de casos, pacientes aguardando leitos e número de pessoas internadas nos CTIs do Estado, que passa a ter 26% a mais de leitos como um legado, explicou o secretário de saúde, Fábio Baccheretti.
Legado e cirurgias eletivas
Os leitos criados durante a pandemia foram incorporados aos hospitais. O reforço foi de 550 leitos de UTI adulto e 40 pediátricos, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.