A partir da próxima edição, alcançar a final da Copa do Brasil se tornará uma prioridade no calendário do futebol brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que, em 2026, tanto o campeão quanto o vice-campeão do torneio garantirão vagas na Copa Libertadores. Até a edição atual, apenas o vencedor tinha acesso à principal competição da América do Sul. A CBF ainda precisa decidir se o vice-campeão terá uma vaga direta ou se precisará passar pela pré-Libertadores.
Essa mudança já era discutida há meses nos corredores da CBF e visa valorizar um torneio que já possui a maior premiação do futebol brasileiro. Para equilibrar essa nova distribuição de vagas, a entidade retirará uma vaga da Libertadores que seria destinada ao Campeonato Brasileiro.
Outras alterações também estão previstas para a edição do próximo ano. As cinco primeiras fases da competição serão disputadas em jogo único, enquanto as etapas eliminatórias de oitavas, quartas e semifinais continuarão no formato de ida e volta. As equipes da Série A entrarão na competição a partir da quinta rodada. Além disso, a decisão do título será realizada em um único jogo entre os dois finalistas, com a data marcada para 6 de dezembro, no encerramento da temporada do futebol brasileiro, em uma sede a ser definida pela CBF.
Crédito da foto: Estadão Conteúdo. Fonte: DeFato Online.















