Copasa é indiciada por crime ambiental em cidade de MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Copasa é indiciada por crime ambiental em Araxá

A Copasa, Companhia de Saneamento de Minas Gerais, foi indiciada pela Polícia Civil por crime ambiental após um vazamento de esgoto ter formado duas lagoas no Bairro Santa Rita, próximo à Avenida Urciano Lemos, em Araxá. Segundo o inquérito, os dejetos também atingiam o Córrego da Galinha. A empresa informou que já adotou medidas para solucionar o problema.

Conforme a Polícia Civil, o caso teve início após denúncia de vazamento de esgoto em área de preservação permanente no fim de abril. A perícia identificou vazamentos em duas adutoras do sistema de esgotamento sanitário, provocando a formação de duas lagoas no terreno. No local, a equipe da Delegacia Especializada do Meio Ambiente confirmou o lançamento de esgoto doméstico diretamente no solo, sem tratamento, atingindo o Córrego da Galinha.

O G1 entrou em contato com a Copasa, que informou, por meio de nota, ter tomado as medidas necessárias para regularizar o vazamento e que a formação do lago decorreu de objetos sólidos jogados na tubulação. A empresa afirmou ainda que acompanha o caso, mas não se manifesta sobre o processo em andamento. A íntegra da nota está no final da reportagem.

Nota da Copasa
A Copasa informa que, assim que foi notificada sobre o extravasamento de esgoto na Avenida Urciano Lemos, no bairro Santa Rita, em Araxá, adotou todas as providências cabíveis para regularizar a situação. A intercorrência foi causada pela obstrução da rede em virtude do lançamento indevido de objetos sólidos nas tubulações. A empresa ressalta que não tinha conhecimento do ocorrido até então, já que não constava demanda em seu sistema. Para agilizar o atendimento, o endereço completo deve ser informado diretamente pelos canais de relacionamento gratuitos: site www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital, disponível para Android e iOS; ou atendimento telefônico pelo 0800 0300 115. Também está disponível o WhatsApp da Copasa (31 9 9770-7000) e o web chat no site, funcionando de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados (exceto feriados nacionais). A Copasa add ainda que está analisando o caso, sem se manifestar sobre ações em andamento, cuja manifestação ocorrerá nos autos do processo.

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Crédito da foto: Polícia Civil

Fonte: g1 Triângulo Mineiro, matéria publicada em 12 de junho de 2026.

Encontre uma reportagem