Copasa responde sobre desabastecimento de água em Confins e prevê normalização neste sábado

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

No final da tarde desta sexta-feira (21), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) respondeu às solicitações sobre o desabastecimento de água na cidade de Confins. Segundo a empresa, o fornecimento deverá ser restabelecido de forma gradativa ao longo da manhã deste sábado (22/02).

De acordo com a Copasa, a paralisação momentânea do abastecimento foi necessária para a instalação de dois conjuntos de bombas com geradores, que vão evitar a ocorrência de problemas semelhantes no futuro. A Companhia ressaltou que realiza manutenções corretivas, preventivas e emergenciais regularmente para garantir a eficiência do sistema e minimizar transtornos mais graves na rede de distribuição.

Ainda conforme a Copasa, o retorno do fornecimento de água acontece de maneira gradual, diferente da eletricidade, que volta instantaneamente após uma interrupção. Isso ocorre porque as redes e reservatórios precisam ser reabastecidos aos poucos. Devido à topografia da região, os imóveis localizados em áreas mais baixas recebem água primeiro, enquanto aqueles situados em pontos elevados podem enfrentar um tempo maior para a normalização.

Para minimizar os impactos até que o sistema se recupere completamente, caminhões-pipa serão enviados às áreas mais afetadas. A Copasa reforça que está trabalhando para garantir a segurança hídrica da população e pede a compreensão dos moradores durante o processo de normalização do abastecimento.

Encontre uma reportagem