fbpx

Corpo de Bombeiros já atendeu mais de 800 ocorrências de incêndio em veículo em 2022; Saiba como evitar

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

De acordo com o Centro Integrado de Informações de Defesa Civil (Cinds/CBMMG), apenas no ano de 2022, o CBMMG atendeu mais de 800 ocorrências de incêndio em veículo em todo o estado.

O Movimento Maio amarelo alerta sobre o alto número de mortos e feridos em acidentes de trânsito em todo mundo. Assim como nesses acidentes, as principais causas dos incêndios em veículos estão relacionadas com a falta de manutenção dos automóveis e da imprudência dos condutores.

Mangueiras de alimentação ressecadas ou mal encaixadas podem ocasionar vazamento de combustível que, por sua vez, pode entrar em contato com partes quentes do veículo e iniciar um incêndio. Chicotes malconservados, fios desencapados ou mesmo a caixa de fusíveis do veículo em condições precárias pode ocasionar uma pane elétrica. Equipamentos ou acessórios não homologados podem exigir mais corrente da bateria. A falta de líquido para refrigeração pode superaquecer o motor.

Dicas para monitoramento

• realize as manutenções periódicas recomendadas pelos fabricantes e utilize apenas oficinas mecânicas de confiança;
• ao instalar um equipamento novo, evite produtos não homologados pela fabricante do veículo e sempre procure concessionárias ou lojas reconhecidas pela qualidade dos serviços prestados.
• fique atento ao nível do líquido de arrefecimento do motor e também de olho no painel de instrumentos para monitorar a temperatura do sistema
• evite estacionar o veículo próximo de vegetação ressecada.
• Em caso de incêndio em veículo, acione o Corpo de Bombeiros via 193. Apenas os princípios de incêndio devem ser combatidos com extintores.

Encontre uma reportagem