As aulas de duas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) foram suspensas nesta semana, em Belo Horizonte, após a suspeita de um possível surto de covid-19 entre a comunidade acadêmica das creches. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (11). O mesmo aconteceu em Capim Branco na quarta-feira (10).
Segundo a PBH, as aulas foram paralisadas na Emei Jardim Montanhês, na região Noroeste de BH, e em algumas turmas da Emei Santa Amélia, na região da Pampulha.
Em nota, a prefeitura esclareceu que desde a reabertura das escolas houve a notificação de dezenove suspeitas de surtos, com suspensão total das atividades em apenas seis unidades. A PBH explicou ainda que aulas só são paralisadas se houver surtos, caso contrário são mantidas as medidas de prevenção ao contágio.
A pasta garantiu que monitora rigorosamente, junto a Secretaria Municipal de Educação, a situação das unidades e os profissionais que apresentam sintomas compatíveis com a Covid-19, estão sendo encaminhados para testagem e afastados por 10 dias. Já os que tiveram contato com pessoas suspeitas e ainda não apresentam sintomas, é orientado o afastamento por 14 dias.
Ainda conforme a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um protocolo com normas de funcionamento e Nota Técnica específica sobre as medidas relacionadas ao monitoramento dos funcionários e alunos que estiverem em atividades presenciais.