Sete Lagoas não registrou novos óbitos nas últimas 24 horas, mas foram confirmados 122 casos positivos, sendo: 62 mulheres e 60 homens, elevando o total de contaminados a 4.748 desde o início da pandemia. Entre eles, são 74 óbitos, 21 hospitalizados, 175 pessoas em isolamento domiciliar e 4.478 já curados.
Hospitalizados
Ao todo, são 54 pacientes hospitalizados na cidade por causas respiratórias, sendo 24 em enfermaria e 30 em UTI. Destes, 31 já testaram positivo para Covid, dos quais 21 são de Sete Lagoas. Não há internados com resultado negativo hoje, mas 23 aguardam resultado de exame. Sete Lagoas chega hoje a ter 100% de seus leitos exclusivos para Covid ocupados.
Dos leitos de UTI ocupados hoje na cidade, são 19 por pacientes de Sete Lagoas, três são de Santana de Pirapama, dois de Pompéu, e os demais de Abaeté, Maravilhas, Baldim, Caetanópolis, Cachoeira da Prata e Capim Branco.
Ações do Município
Diante do aumento repentino de casos de Covid-19 e consequentemente aumento na taxa de ocupação de leitos de UTI em Sete Lagoas, a Prefeitura publicou, no Diário Oficial do Município, o decreto nº 6,429, de 14 de dezembro de 2020, que volta a restringir o funcionamento de diversas atividades comerciais, transporte público e igrejas, além de ampliar a fiscalização da Guarda Municipal (denúncias devem ser feitas pelo 153).
Esta semana a Vigilância Sanitária está realizando uma blitz educativa em diversos estabelecimentos comerciais da cidade. A próxima etapa de atuação terá caráter fiscalizatório e os estabelecimentos que, após receberem orientações, forem flagrados em desacordo com a regras sanitárias, poderão ser multados (informações e orientações podem ser obtidas pelo 3773-2234).
Além disso, segundo o prefeito Duílio de Castro, mais dez novos leitos de UTI devem ser inaugurados nos próximos dias e uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Sete Lagoas (Cismisel), a ser assinado em breve, vai viabilizar a contratação de mais profissionais de saúde para atender aos internados por coronavírus. Vagas para técnicos de enfermagem também seguem abertas para a ala Covid do Hospital Municipal. Interessados devem enviar currículo para [email protected].
“Na próxima segunda-feira, pela manhã, teremos uma reunião junto às entidades de classe como ACI, CDL e SindComércio, para que os comerciantes nos ajudem a conscientizar a população para as medidas de distanciamento e higiene”, avisa o prefeito Duílio de Castro.
Conscientização
A Vigilância Epidemiológica de Sete Lagoas reitera a importância de se manter as recomendações das autoridades de saúde: usar máscara ao sair de casa, higienizar frequentemente as mãos, evitar aglomerações e manter o distanciamento social. A pandemia ainda não acabou e é dever de todos se conscientizarem para evitar mais contaminações e mais restrições ao funcionamento do comércio na cidade. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus