Belo Horizonte registrou nesta segunda-feira (3) crescimento na taxa de ocupação de leitos de enfermaria para pacientes com o coronavírus. De acordo com levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a porcentagem atingiu o nível vermelho, considerado o mais perigoso, com 73,2% de ocupação dos leitos desse tipo que estão disponíveis. No último boletim, a taxa era de 65,2%.
Conforme registros da PBH, desde 9 de abril de 2021, quando a capital estava no pico da pandemia, o índice não alcançava o nível vermelho. Contudo, o número de leitos disponíveis à época era três vezes maior.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, 73,2% dos 466 leitos de enfermaria do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede suplementar estão ocupados atualmente. Em abril do último ano o número de leitos totais disponíveis nas duas redes de saúde era de 2.164.
A reportagem da Itatiaia procurou a Secretaria Municipal de Saúde de BH pedindo um posicionamento a respeito da redução nos leitos de enfermaria ofertados a pacientes com o coronavírus, e aguarda um retorno.
Outros dois índices que medem a Covid em BH também apresentam instabilidade
O mais recente levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) ainda revela que houve aumento na taxa de transmissão da Covid-19 em Belo Horizonte. O índice que na sexta-feira (31) era de 1,17, agora está em 1,19. O medidor segue em ascensão no nível amarelo, de alerta.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid também está em nível amarelo com 60,7%. Até o último boletim a ocupação estava em 51,7%. Contudo, é importante ressaltar que também houve redução no número de leitos de unidades intensivas. Atualmente, apenas 201 vagas são ofertadas para pacientes com Covid-19.
Com informações: Itatiaia.