Cerca de 70 mineiras, incluindo Belo Horizonte, já procuram o Consulado da Rússia em Minas Gerais para solicitar negociações de compra da vacina Sputnik V. Dentre os municípios estão Pedro Leopoldo, Contagem, São João de Bicas, Sarzedo, Nova Serrana, Congonhas e Santa Luzia, entre outros. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não aprovou a substância, mas autorização deve ocorrer nos próximos dias.
O consulado é único caminho oficial de interlocução com o Fundo de Investimentos Direto da Rússia, responsável pela comercialização do imunizante. Segundo a entidade, cada dose da Sputinik custa 10 dólares, quase R$ 60.
De acordo com a Cônsul Honorária da Federação da Rússia em Minas, e Vice-Presidente regional da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Carolina Bernades Machado, a expectativa é de que as doses cheguem ainda neste primeiro semestre de 2021.
“O consulado está recebendo e organizando todas as demandas para dar celeridade e confiabilidade a todo o processo. Em Belo Horizonte já temos os primeiros documentos e o processo está seguindo da forma mais célere possível. O tempo para chegada das doses depende de questões logísticas e da produção delas na Rússia, mas a expectativa é que aconteça ainda primeiro semestre”, explicou.
O QUE DIZ A PREFEITURA
A Prefeitura de Pedro Leopoldo iniciou na semana passada a busca por informações para aquisição de 100 mil vacinas para o município. Um protocolo de intenção de compra da Sputnik V, com pedido de valores e de prazo de entrega, foi encaminhado na sexta-feira, 12, diretamente para o Consulado da Rússia.
Já na manhã desta segunda-feira, 15, representantes da vacina Astrazeneca estiveram no gabinete da Prefeita Eloísa para responder aos questionamentos do executivo sobre uma possível aquisição das vacinas de Oxford. Importante salientar que qualquer negociação necessita de aprovação e liberação jurídica.


















