fbpx
sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Contato

Crescem os casos de desaparecimento de adolescentes em Minas Gerais; conflitos familiares são principais causas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Desde o dia 22 de julho, Elesvânia Lopes, moradora de Mato Verde, no Norte de Minas, vive a angústia de não saber o paradeiro de seu filho Jhonatan Raffael Lopes, de 14 anos, que fugiu de casa após um desentendimento familiar. O caso, ainda sem pistas concretas, é investigado pela Polícia Civil. Infelizmente, a história de Jhonatan reflete uma realidade comum em Minas Gerais: um em cada quatro casos de desaparecimento no estado envolve adolescentes entre 12 e 17 anos.

De acordo com dados da Polícia Civil, entre janeiro e setembro de 2024, foram registrados 4.869 casos de desaparecimento no estado, sendo 1.137 envolvendo jovens nessa faixa etária. Conflitos familiares são apontados como a principal causa, e o aumento no uso de tecnologia e redes sociais tem influenciado diretamente o comportamento desses adolescentes, conforme explica a delegada Ingrid Estevam, chefe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida.

A Polícia Civil destaca que muitos desses adolescentes acabam retornando por conta própria, mas a delegada ressalta que a melhor forma de prevenção é o diálogo familiar e a aproximação dos pais com os filhos.

O caso de Jhonatan permanece sem desfecho, e sua família segue em busca de respostas. Quem tiver informações sobre o paradeiro do jovem pode ligar para o número 0800 28 28 197.

Por Cler Santos — Belo Horizonte
Foto: PCMG/Divulgação e Redes Sociais/Reprodução/@PacíficaLopes

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.