fbpx
sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Contato

Criminosos usam nome do Inmetro para extorquir dinheiro na Grande BH

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Criminosos têm se passado por fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para extorquir dinheiro de moradores da região metropolitana de Belo Horizonte. Os golpistas usam crachás e uniformes falsos para ter acesso às residências, fazem inspeções fraudulentas e indicam produtos com valores superfaturados. 

O alerta é dado pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG). Segundo o órgão, os golpistas citam suposto vazamento nas instalações de gás de cozinha e orientam que os moradores troquem os reguladores e mangueiras. Em seguida, oferecem produtos com valores acima do mercado.

Em alguns casos, os criminosos chegam a ameaçar aplicar multas caso a troca não seja feita, afirma o Ipem-MG. “É fundamental esclarecer que a atuação dos fiscais do Ipem-MG, órgão delegado do Inmetro, é restrita a estabelecimentos comerciais e industriais e nunca se estende a domicílios”, informou em nota.

“O Instituto ressaltou ainda que não comercializa, sob nenhuma circunstância, produtos de qualquer natureza”, completa. 

Moradores que presenciarem situações suspeitas podem acionar a Polícia Militar. Também é recomendado registrar o fato na ouvidoria do Ipem-MG, pelo e-mail [email protected] ou telefone 08000 335 335.

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.