Apesar do cenário matemático desafiador, o Cruzeiro ainda sonha com o título do Campeonato Brasileiro de 2025. Após a 32ª rodada, o time mineiro segue na cola dos líderes — Palmeiras e Flamengo — e, segundo cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, ainda há chances reais de levantar a taça, caso o clube mantenha um aproveitamento perfeito nas rodadas finais.
Atualmente, o Cruzeiro soma 63 pontos, cinco a menos que o líder Palmeiras (68) e dois atrás do vice-líder Flamengo (65). No entanto, tanto paulistas quanto cariocas têm um jogo a menos em relação à equipe celeste.
Se vencer todos os compromissos restantes, a Raposa pode chegar a 81 pontos, o que, de acordo com as projeções da UFMG, lhe daria 97,1% de chances de conquistar o título brasileiro. A pontuação considerada “matematicamente perfeita” para garantir o troféu é de 87 pontos, marca que somente o Palmeiras ainda pode atingir, caso vença todas as sete partidas que lhe restam.
O estudo mostra ainda que pontuações mais baixas também podem ser suficientes para o título, dependendo dos resultados dos rivais. Com 79 pontos, por exemplo, um time teria 86,6% de probabilidade de ser campeão. Já com 77 pontos, as chances caem para 63%.
Mesmo precisando de uma combinação de resultados, o Cruzeiro mantém vivo o sonho de voltar a conquistar o Brasileirão — título que não vence desde 2014.
Fonte: Jornal O Tempo — reportagem de Bruno Daniel
Foto: Lucas Bubols / Cruzeiro / Divulgação

















