Recheada de cultura e literatura, a 3ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas ocorre nesta quinta-feira (14) e promete superar as expectativas da edição anterior, que aconteceu em agosto. A iniciativa permite que pessoas que trabalham ou estudam durante o dia também possam participar de diversas atividades culturais.
Os museus e bibliotecas de 11 das 13 regiões de Minas Gerais ficarão abertos até às 22h, toda segunda quinta-feira do mês, com uma programação noturna de jogos, leituras, exposições, rodas de conversa, cinema e espetáculos, entre outras.
A superintendente de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, Célia Iglesias Ramos, afirmou que a edição terá ainda mais lugares com mais atividades e que o sucesso do projeto só tende a aumentar.
“Essa iniciativa vem reforçar a importância dos espaços culturais como pontos de encontro e intercâmbio de ideias, promovendo um diálogo enriquecedor entre artistas, intelectuais e o público em geral”, destacou Célia.
Nesta edição, 49 instalações culturais distribuídas em 34 municípios vão oferecer uma variedade de 58 atividades, o que representa um aumento de 21,43% nas cidades participantes e de 40% nas atividades oferecidas. Tal crescimento evidencia o sucesso do evento com o público e com museus e bibliotecas de todo o estado. O guia com a programação completa pode ser acessado aqui. Uma versão para pessoas com deficiência visual também está disponível.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o evento é uma forma de incentivar as pessoas a conhecerem um pouco mais da diversidade da cultura do estado.
“A ideia é viabilizar também não só uma ida ao museu, mas uma experiência, com as artes dialogando entre si e com os museus e bibliotecas. A música, o teatro e a literatura, em transversalidade, podem fazer com que mais pessoas se interessem e tenham um despertar para nossos espaços museológicos”, concluiu Oliveira.
Anota aí
3ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
Quando? 14/9/2023 (quinta-feira), 18h às 22h
Onde? Diversos museus e bibliotecas de Minas Gerais
Programação completa: aqui
Programação completa (acessível para pessoas com deficiência visual): aqui
Arreda pra Cá
Nesta semana, o podcast do BHAZ desvenda tudo sobre um dos rolês queridinhos dos belo-horizontinos: o Mercado Novo. Quem passa pelo nosso sofá é Rafael Quick, primeiro empreendedor a ocupar o agora disputado segundo andar do mercado e precursor do movimento que mudou radicalmente os ares do espaço no baixo Centro de BH e a cena cultural da capital mineira.
Completando cinco anos da reocupação do Mercado Novo, Quick contou tudo sobre como foi chegar ao espaço, como os primeiros empreendedores deste novo movimento se esforçaram para não “expulsar” quem já trabalhava ali e até quem eles não queriam que ocupasse os corredores do Mercado Novo.
O papo também passou pela Cervejaria Viela, pelo Juramento 202, pelo Forno da Saudade e pela mais recente Casa Alvorada, espaços que atraem milhares de pessoas e que, além da proposta similar, têm outra coisa em comum: são todos empreendimentos de Rafael Quick. O episódio completo do Arreda pra Cá vai ao ar nesta terça-feira (12), às 17h.
O post Cultura para todos: BH e mais cidades de Minas celebram a 3ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas apareceu primeiro em BHAZ.