Cultura Popular e Afro-brasileira é tema de discussão noFórum Setorial de Cultura Matozinhos Cidade Criativa

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Evento acontece no próximo domingo (25) e contará com cortejos de Reinados de Mocambeiro e Matozinhos. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

Após o bem-sucedido evento realizado no dia 12 de abril, no Palácio da Cultura, que discutiu os setores de dança e música, o Fórum Setorial de Cultura Matozinhos Cidade Criativa realiza no próximo domingo, dia 25 de abril, o painel de discussão sobre Cultura Popular e Afro-brasileira. O evento será realizado na Barraca Nossa Senhora do Rosário em Mocambeiro e contará com intervenções culturais e roda de conversa sobre captação de recursos financeiros para os grupos da cultura tradicional e afro-brasileira da cidade.

Questões importantes como tombamento de festas e grupos tradicionais, como a Folia de Reis de Mocambeiroque tem 150 anos de fundação, será pauta da discussão trazida pelo Mestre Pai Ricardo de Moura, que é Zelador de Santo da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, Rei Congo da Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Concórdia, Diretor do Bloco Afro-periférico Orisamba, realizador da Festa de Iemanjá, na Lagoa da Pampulha, e da Festa de Preto Velho, na Praça 13 de maio, ambas tombados pelo patrimônio imaterial.Além disso, serão pautados os meios que as secretarias de Cultura – municipal e estadual – já disponibilizam ou devem disponibilizar para enviar recursos para o setor, como editais de manutenção de grupos, realização de eventos tradicionais, formação cultural, entre outros. 

Segundo Aline Tavares, diretora da Bravo! Empresa realizadora do projeto, junto ao Governo de Minas Gerais, é um momento de reaproximar os agentes da cultura tradicional e afro-brasileiras para uma discussão central sobre a dignidade de seus fazeres culturais que são memória e patrimônios da cidade. “Precisamos aproveitar o bom momento de criação da Secretaria Municipal de Cultura, dos envios de verbas federais do PolíticaNacional Aldir Blanc para todas as cidades, incluindo Matozinhos, para sinalizar aos Poderes Públicos quais são as prioridades do setor, apresentadas pelos próprios agentes culturais, mestres e mestras da cultura popular e afro-brasileira. Além disso, precisamos requerer que essas verbas sejam destinadas conforme a lei “, afirma Aline.

O painel de Cultura Popular e Afro-brasileira terá início às 8 da manhã, do dia 27 de abril, no próximo domingo, com o credenciamento do público. Logo após, haverá cortejos da Folia de Reis, Guarda Nossa Senhora do Rosário e Candombe, ambos de Mocambeiro e Guarda de Nossa Senhora do Rosário e Guarda de Moçambique São Benedito, ambas de Matozinhos (sede). O evento ainda contará com a participação do Museu Histórico Oju Aiyê – Ylê Axé Alaketu Xangô Airá Igbonã e Zeladores de Terreiros de Matrizes Africanas da cidade.

Para participar do evento que tem entrada gratuita, é preciso fazer uma inscrição prévia no neste formulário. A lotação máxima é de 250 pessoas. O relatório com as discussões e apontamentos do fórum será enviado para os poderes públicos, municipal e estadual.

CURSO DE PROJETOS CULTURAIS COMEÇA EM MAIO

Também estão abertas as inscrições gratuitas do Curso de Eelaboração de Projetos Culturais para editais públicos. A formação será realizada aos sábados, dias 3, 10 e 17 de maio, das 8h às 12h, no Palácio da Cultura, ministrada por Aline Tavares, jornalista, produtora cultural, especialista em Gestão de Projetos e Diretora da Bravo! realizadora do projeto. A facilitadora ministra cursos de elaboração de projetos em Belo Horizonte desde 2011 e já capacitou mais de 400 produtores e artistas a inscreverem projetos para editais públicos. As inscrições podem ser realizadas neste formulário.

O Fórum Setorial de Cultura Matozinhos Cidade Criativa é o uma realização da Bravo! e Governo de Minas Gerais e conta com o apoio cultural da Secretaria de Cultura e Turismo de Matozinhos. Mais informações podem ser obtidas no IG da @bravocultura ou pelo e-mail [email protected].

Encontre uma reportagem