No domingo, 27, a cultura popular e afro-brasileira ganharam destaque em Mocambeiro durante o Fórum Setorial de Cultura – Matozinhos Cidade Criativa. Realizado na Barraca Nossa Senhora do Rosário, o evento reuniu grupos tradicionais, mestres de cultura e zeladores de terreiros para uma manhã de celebração e reflexão.
A programação teve início às 8h com o credenciamento dos participantes. Em seguida, os cortejos da Folia de Reis de Mocambeiro, da Guarda de Moçambique São Benedito de Matozinhos, da Guarda de Nossa Senhora do Rosário de Matozinhos e do Candombe de Mocambeiro encheram o espaço de cores, sons e expressões da cultura.
Também foi realizada uma roda de conversa que abordou temas importantes como captação de recursos para grupos da cultura tradicional e afro-brasileira e acesso a editais públicos de fomento cultural.
A atividade contou com a participação especial do Mestre Pai Ricardo de Moura, Zelador de Santo da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, Rei Congo da Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário, além de diretor de importantes iniciativas culturais como o Bloco Afro-periférico Orisamba e realizador da Festa de Iemanjá na Pampulha e da Festa de Preto Velho na Praça 13 de Maio, reconhecidas como patrimônio imaterial.
Também marcaram presença o Museu Histórico Oju Aiyê – Ylê Axé Alaketu Xangô Airá Igbonã, além de diversos zeladores de terreiros de matrizes africanas de Matozinhos. A entrada foi gratuita mediante inscrição prévia.
Confira as fotos.











