O Festival Nacional de Arte de Rua encerra a programação com show do Barão Vermelho e exposições
O FENAR Brasil – Festival Nacional de Arte de Rua chegou à sua terceira edição em Matozinhos e confirmou o que se anunciava: a cidade se transformou em território vivo de encontro entre artistas e comunidade. Desde o dia 15 de agosto, a programação tomou conta dos espaços culturais e urbanos, reunindo públicos de todas as idades em torno de apresentações musicais, espetáculos de dança e circo, batalhas de hip hop, inaugurações de exposições, muralismo, literatura, ou seja, muita arte urbana.
O FENAR é viabilizado com o patrocínio da Cimento Nacional, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio da Prefeitura Municipal de Matozinhos. É realizado pelo Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos e pelo Governo de Minas Gerais – Governo Diferente – Estado Eficiente.
A programação segue nesta quinta-feira (21) com a Noite da Seresta, na Praça da Estação, reunindo os tradicionais grupos Cicinha Barbosa e Companhia, Os Insensíveis e Saudade Seresteira (Maria Lúcia). Um encontro marcado pela memória, pela emoção e pelas canções que atravessam gerações.
Na sexta-feira (22), o palco montado na a Rua Maria José Vieira será tomada pela música, com o show da Banda Medida Provisória aquecendo o público para a atração mais aguardada desta edição: o Barão Vermelho, que apresenta a turnê “Do Tamanho da Vida”, celebrando mais de 40 anos de trajetória.
No sábado (23), o público confere as apresentações musicais de Heráclito e Miriam Bruno no Mercado Municipal. Já no domingo (24), a programação começa com a tradicional Corrida de Aniversário de Matozinhos e se encerra em clima festivo com o show de Lucas Moreira e Banda, novamente no espaço cultural do Mercado.
As artes visuais seguem presentes com as exposições: “Relembrança”, de Renata Ataíde, que permanece até o dia 25 na Praça Bom Jesus, e “Cidade em Complemento”, de Júlia Maciel, aberta até 30 de agosto no Mercado Municipal e no muro do Palácio da Cultura.
Para Amanda Lara, Gerente de Socioambiental da Cimento Nacional, patrocinadora oficial do Festival, esta edição mostra a força e o alcance do projeto: “O FENAR reafirma Matozinhos como protagonista de uma cena cultural diversa e criativa, que valoriza seus artistas e dialoga com novos públicos. Para a Cimento Nacional, apoiar o Festival é investir em um movimento que fortalece vínculos comunitários e amplia horizontes por meio da arte.”
Serviço:
FENAR Brasil – Matozinhos 2025
Até 24 de agosto de 2025
Saiba mais – @fenarbrasil
Programação dos últimos dias:
21 De Agosto – Quinta-Feira
● 20h – Noite da Seresta – Grupo de Serestas Cicinha Barbosa e Companhia, Os Insensíveis, Grupo Saudade Seresteira (Maria Lúcia)
Local: Praça da Estação
22 De Agosto – Sexta-Feira
● 21h -Banda Medida Provisória – Música
● 23h – Banda Barão Vermelho – Música
Local: Rua Maria José Vieira
● 23 DE AGOSTO- SÁBADO
● 11h – Heráclito – Música
● 12h30 – Miriam Bruno – Música
Local: Mercado Municipal
24 De Agosto – Domingo
● 08h – Corrida de Aniversário de Matozinhos
● 11h – Lucas Moreira e Banda
Local: Mercado Municipal
Exposições
● RELEMBRANÇA, de Renata Ataíde – Exposição Fotográfica – 16 a 25 de agosto
Local: Praça Bom Jesus
● CIDADE EM COMPLEMENTO, de Júlia Maciel – Exposição em Lambe-lambe – 20 a 30 de agosto
Local: Mercado Municipal e Muro do Palácio da Cultura
Fotos: Divulgação
