Um atleta nasce para vencer, seja no esporte ou nas batalhas que a vida o impõe, independentemente da condição financeira e da situação que ele se encontra. E alcançar o topo, muitas vezes, não significa subir no degrau mais alto do pódio, mas sim a regeneração – a nova oportunidade de vida!
O primeiro parágrafo deste texto resume bem a história de vida de um matozinhense bem-humorado que lutou bravamente para vencer o alcoolismo, e atualmente inspira inúmeras pessoas a praticar atividade física. Estamos falando de Silvaney Bento, uma referência no atletismo amador na região, e inspiração para muitos.
“Nasci em Matozinhos, tenho oito irmãos, e ainda na infância perdi meus pais. Estudei até a 4ª série, mas precisei parar para ajudar em casa. Comecei como Ajudante de Pedreiro, até que um dia aprendi o ofício da Construção Civil com meus amigos. Meu sonho era ser jogador de futebol, mas não tive como prosseguir. São só lembranças boas”, contou Silvaney.
Mas o sonho, um dia tornou-se pesadelo. Silvaney relatou que esteve condenado à morte ao ser diagnosticado com cirrose e pancreatite por conta da bebida em excesso. “Estava com meu fígado comprometido, minha esposa nunca desistiu de mim. Até que um dia, ao terminar meu serviço, comecei a fazer artes em madeira e ocupar minha mente. Com isso, fui me libertando do álcool. Nesta época, cheguei a pesar 47 quilos”.
SUPERAÇÃO
Apresentado a corrida pelo amigo Alexandre Diniz, passou a gostar do esporte e esquecer dos problemas vividos. “Quando estou correndo esqueço de tudo! Independente do tempo, neste momento você controla praticamente toda sua vida, coisas ruins se transformam em energia. Essa mágica aconteceu comigo! Agradeço a minha família e amigos que acreditaram e não desistiram de mim”, relatou.
SONHO
Agora, ele quer representar Matozinhos na Maratona do Rio de Janeiro, uma das maiores do país (63 km em dois dias), que acontece de 12 a 15 de novembro. Para isso, ele conta com a ajuda de todos. “Com Fé em Deus vou conseguir. A Deus toda honra e toda glória”, finalizou.
Silvaney já subiu no lugar mais alto do pódio há muito tempo ao abandonar o álcool, tornou-se artista plástico, atleta, e ajudou muitas pessoas a seguirem o mesmo caminho.
COMO AJUDAR
Quem quiser e puder ajudá-lo patrocinando sua ida à cidade maravilhosa, basta ligar para o telefone: (31) 9 9852-9983 (WhatsApp).