Em uma iniciativa para conscientizar sobre um tema urgente, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou nesta terça-feira (10) uma palestra sobre violência de gênero no Presídio de Sete Lagoas I – Promotor José Costa. A ação, promovida pela Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos direitos das Mulheres (CEDEM), contou com a participação de presos da unidade.
Crédito: Defensoria Pública de Minas Gerais
A defensora pública e coordenadora do CEDEM, Samantha Vilarinho Mello Alves, abordou o conceito de violência de gênero, os desafios enfrentados pelas mulheres e as consequências desse tipo de crime para a sociedade. A palestra, que teve o apoio da Coordenadoria Estratégica do Sistema Prisional (CESP), fez parte da operação integrada Shamar, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater a violência doméstica e o feminicídio.
A operação Shamar mobilizou diversas instituições, incluindo a Polícia Militar, o Ministério Público e órgãos de defesa dos direitos humanos, com o objetivo de realizar ações preventivas, educativas e repressivas. A Defensoria Pública foi acionada pela direção prisional para levar o debate sobre violência de gênero para o presídio, em um esforço para promover a conscientização e a mudança de comportamento dentro do sistema prisional.
O post Defensoria Pública leva debate sobre violência de gênero para presídio de Sete Lagoas apareceu primeiro em SeteLagoas.com.br.