Para não passar o aperto com o período chuvoso, como no início de 2021, a Defesa Civil Municipal elaborou o Plano de Contingência voltado para este período, em Matozinhos. O documento foi apresentado na manhã desta segunda-feira (25) pela Coordenadora da Defesa Civil, Fernanda Gonçalves. A reunião aconteceu no Palácio da Cultura e foi restrita aos agentes envolvidos direta e indiretamente nessas ações. Além da Prefeita e do Vice, estiveram presentes secretários e subsecretários, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a Defesa Civil Estadual, agentes da Defesa Civil de Pedro Leopoldo e vereadores.
O plano foi elaborado de acordo com a experiência vivida neste ano, quando Matozinhos passou por dias críticos por conta das chuvas, o que significa que nos próximos anos o documento poderá ser melhorado com a ajuda de todos os envolvidos. Fernanda deixou claro a importância de cada um dos setores presentes na reunião, para que estejam preparados.
“São fatos atípicos, e todos os anos teremos apresentações como esta. Também faremos um Plano de Contingência para o período de seca, pois os munícipes não sofrem apenas com a chuva, e isso é preciso ser combatido. Precisamos saber das ações a serem executadas e estarmos prontos para agirmos com rapidez e eficiência”, explicou.
A coordenadora também falou sobre as Leis, Diretrizes, Normativas e os recursos da União, que chegam ao município quando o trabalho é executado de forma correta e dentro do que se é exigido. Ela também citou como ponto chave a prevenção e demonstrou o trabalho já realizado pela equipe de Obras.
“Se gente sabe que tem uma árvore com risco de queda e não atuamos, isso aumenta ainda a chance de acontecer algo. Quando agimos na prevenção, deixamos de despender recursos financeiros e humanos. Essas ações são integradas com a Prefeitura, e isso é fundamental. A população tem que entender que Defesa Civil somos todos nós”, frisou.
Os pontos que serão monitorados pela Defesa Civil Municipal neste final de 2021 e início da 2022 são: bairro Presidente, São José (problemas com as ruas), Avenida Central, Liberdade, Estação (ribeirão da mata), Centro (onde possui duas dolinas) e o Progresso (transbordamento do ribeirão).
AJUDA DA POPULAÇÃO
Alguns slides apresentados mostraram o serviço de prevenção da Prefeitura para escoamento rápido da água, principalmente, na região das dolinas. Segundo Fernanda, foram encontradas roupas em bueiros, armários, sofá e pneus em dolinas. “Como a água vai embora desta forma? As pessoas não entendem que elas trazem esses problemas para elas mesmas. Também realizamos várias podas de árvores como forma de prevenção, instalamos réguas de medição do nível de água no Ribeirão da Mata. Só para se ter uma ideia, nesta última chuva forte que tivemos, em poucos minutos a água subiu 55 cm. Passamos a ter esse controle”, informou.
Como descrito por Fernanda, o Plano serve para planejar. “Cada secretário tem que ler e ter ciência do que tem que fazer. Não é opcional atender o telefone quando as coisas acontecem e a pessoa tem que estar ciente disso. Cada um tem seu papel e é de suma importância entenderem isso, para que no momento do ocorrido não batam cabeça”.
Por fim, ela citou que a Defesa Civil Municipal tem todo respaldo da Administração, da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
MUNICÍPIO PRIORITÁRIO
O subcomandante da 5ª Cia do Corpo de Bombeiros de Sete Lagoas, Capitão Figueiredo, falou da importância desse tipo de reunião e citou que Matozinhos é um município prioritário. “Temos alguns riscos na cidade, mas nossa intenção é fortalecer o sistema de Defesa Civil, que conta com inúmeros atores. Nós, como Bombeiros, trabalhamos com essa missão de apoiar o município com o objetivo de torná-lo mais resiliente. Vamos fazer este trabalho para que não tenhamos sustos, e estamos aqui para contribuir sempre. A nossa corporação atende 27 municípios, de Matozinhos a Três Marias”, disse.
ENTENDER A RESPONSABILIDADE DE CADA UM É FUNDAMENTAL
A Sargento Patrícia Perdigão da Defesa Civil Estadual reforçou a fala de Fernanda e parabenizou o planejamento executado. “Traçar todas as linhas possíveis é imprescindível para que você não chegue as cegas na intervenção. Essa é a oportunidade de preparação mental das pessoas que estão envolvidas, a responsabilidade de cada um”, disse.
MAIS ESTRUTURA
O Secretário de Desenvolvimento Social, responsável pela pasta da Defesa Civil, Agnaldo Pereira, também falou sobre o tema e disse que está estruturando o setor.
BRIGADA MUNICIPAL ATUANTE
Em sua fala, a Prefeita Zélia Pezzini citou o trabalho desenvolvido pela Brigada de Incêndio da cidade, treinada pela equipe dos Bombeiros. “Foi de fundamental importância esse trabalho desenvolvido. O que temos a fazer é agradecer! Que possamos fazer desse plano a segurança de todos nós”, disse.