A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu neste sábado (17) um alerta de emergência respiratória devido ao aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A cidade já havia decretado situação de emergência em saúde pública no fim de abril e, agora, orienta a população a partir dos seis meses de idade a se vacinar contra a gripe.
A mensagem enviada por SMS reforça: “Belo Horizonte em emergência respiratória! Vacina contra gripe disponível para todos acima de 6 meses. Vá à unidade de saúde!”. A imunização contra o vírus influenza é considerada essencial para evitar agravamentos e aliviar a pressão sobre os hospitais.
Até o momento, 141 mortes por SRAG foram confirmadas na capital. Do total de 7.051 pedidos de internação no SUS, 1.365 foram para crianças menores de um ano e 2.540 para pessoas com mais de 60 anos — os grupos mais vulneráveis.
Cinco centros de saúde da cidade ofereceram neste sábado atendimento exclusivo para casos respiratórios e aplicação de vacinas. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que sintomas leves sejam tratados nas unidades básicas, enquanto as UPAs devem ser procuradas apenas em casos mais graves.
Crédito da foto: Reprodução/SES
Fonte: g1 Minas
#saúde #belohorizonte #gripe #srag #emergênciasaúde #vacinação #defesacivil #crianças #idosos