A delegada Ana Paula Lamego Balbino, esposa de Renê da Silva Nogueira Júnior, assassino confesso do gari Laudemir de Souza Fernandes, foi afastada por 60 dias das funções na Polícia Civil por motivos de saúde, a partir de 13 de agosto, dois dias após o crime. O afastamento foi concedido pelo Hospital da Polícia Civil e, segundo apuração da reportagem, estaria relacionado a abalo psicológico. O período pode ser prorrogado pelos médicos da corporação.
Mesmo afastada, Ana Paula responde a processo administrativo na Corregedoria da Polícia Civil, que investiga sua eventual responsabilidade, já que a arma usada por Renê para cometer o homicídio era de uso particular da delegada. Renê afirmou que pegou a pistola sem o conhecimento da esposa. A Corregedoria instaurou procedimento disciplinar e inquérito policial para apurar a conduta da delegada.
O crime ocorreu no dia 11 de agosto, no bairro Vista Alegre, região Oeste de Belo Horizonte, durante uma confusão de trânsito. Renê teria atirado contra Laudemir, que trabalhava em um caminhão de coleta de lixo, atingindo-o na região torácica. Laudemir, de 44 anos, foi socorrido, mas não resistiu. O suspeito foi preso no mesmo dia enquanto malhava em uma academia de alto padrão no bairro Estoril, sem oferecer resistência.
Imagens de câmeras de segurança registraram Renê seguindo sua rotina normalmente após o crime, incluindo visitas à empresa em Betim e passeio com os cachorros. A vítima era descrita por familiares e colegas como trabalhador, pacífico e dedicado à família.
O Ministério Público de Minas Gerais solicitou a responsabilização solidária da delegada, alegando que, como dona da arma usada no crime, ela também responde pelo caso. Foi requisitado o bloqueio de até R$ 3 milhões para eventual ressarcimento à família da vítima.
Após a prisão, os advogados de Renê renunciaram à defesa, uma semana depois do homicídio, após divulgação de vídeos que mostravam seus passos após o crime. O caso segue em investigação pela Polícia Civil.
Crédito da foto: Tatiana Francisca/CMBH
Fonte: O TEMPO