A demanda por viagens de avião no Brasil registrou uma alta de quase 4% em setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023, com uma ocupação média de 83,3% dos voos, segundo dados da Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA). O país também celebrou um recorde global no número de passageiros, com 7,9 milhões de brasileiros embarcando em aeronaves no mês de setembro, o que representa um aumento de 4,3% em relação ao ano passado.
Esse crescimento é refletido no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, que viu uma média de 1.190 voos semanais em outubro, um aumento considerável em relação aos 1.020 voos registrados em fevereiro de 2020, antes da pandemia. Alexandre Brandão, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG), afirmou que esse bom momento vai continuar em 2025, com muitos feriados prolongados e uma grande procura por pacotes turísticos.
Os destinos mais procurados incluem Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Santarém no Brasil, além de viagens internacionais para o Caribe, Estados Unidos e Portugal. Brandão também destacou a crescente demanda por turismo esportivo, com a final da Libertadores, entre Atlético e Botafogo, gerando mais de 10 voos comerciais para Buenos Aires.
Além disso, os turistas internacionais estão impulsionando a economia brasileira, com um gasto de US$ 5,4 bilhões entre janeiro e setembro de 2024, o maior valor já registrado na série histórica. Esse número representa um crescimento de 8% em relação ao ano passado e 20% em relação a 2019, evidenciando a recuperação do setor após os impactos da pandemia.