Desafio no retorno às aulas: professores buscam barrar o uso de celulares nas escolas estaduais de MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Cerca de 1,5 milhão de alunos da rede estadual de Minas Gerais retornam às aulas para o ano letivo de 2025, com novos recursos tecnológicos e uma maior preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entretanto, o desafio para professores e diretores será garantir o cumprimento da lei federal que restringe o uso de celulares nas salas de aula, intervalos e recreios.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a legislação proíbe que alunos dos anos iniciais do ensino fundamental levem aparelhos para a escola. Para os anos finais do fundamental e ensino médio, o uso será permitido apenas para fins pedagógicos, com a autorização dos professores. A lei também prevê exceções para alunos que necessitam de tecnologia para inclusão e acessibilidade.

Este ano, os estudantes e educadores contarão com ferramentas como o Google Workspace for Education Plus, que inclui sistemas automatizados de horários e ferramentas de gestão escolar. Além disso, a plataforma Enem MG será ampliada para todos os alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecendo acesso a materiais didáticos, videoaulas e simuladores do Sisu.

Fonte: Hoje em Dia

Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG

Encontre uma reportagem