fbpx

Descarte incorreto de agulha fere colaboradora da Associação de Catadores de Pedro Leopoldo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma colaboradora da Associação de Catadores de Pedro Leopoldo (ASCAPEL) se feriu com uma agulha descartado incorretamente em um saco de lixo, O fato aconteceu na semana passada. 

Conforme apurado junto a ASCAPEL, a vítima foi encaminhada para uma unidade de saúde de Vespasiano, referência no processo de profilaxia – termo utilizado para denominar as medidas utilizadas na prevenção ou atenuação de doenças –, onde recebeu os cuidados necessários. 

Embora o uso de agulhas seja bastante comum — seja em postos de saúde, hospitais e até mesmo dentro das residências —, muitas pessoas ainda não sabem como fazer o descarte correto desses instrumentos, o que pode causar diversos transtornos. O descarte correto de agulhas é fundamental para evitar acidentes, contaminações, além de ajudar a amenizar os impactos causados no meio ambiente.

Após a utilização, as seringas e agulhas precisam necessariamente ser descartadas. Isso significa que não é possível reaproveitar a mesma agulha depois que ela já tenha sido usada uma vez, pois os riscos de contaminação e de complicações de saúde são muito grandes.

Além disso, estamos falando de objetos perfurocortantes e que podem causar ferimentos, então todo o cuidado é pouco. Isso porque o descarte incorreto pode fazer com que as pessoas que entrem em contato com esses instrumentos se machuquem ou se contaminem. Portanto, além de se preocupar com a embalagem em que esses materiais serão descartados, é importante também se atentar ao tipo de lixo em que ele é colocado.

CAMPANHA DA ASCAPEL

Por conta de todo esse risco apresentado, a ASCAPEL iniciou uma campanha nas redes sociais para conscientização da população. “Iniciamos vários posts com informações necessárias para o conhecimento da população. Precisamos de campanhas educativas com regularidade sobre o tema. Entendemos que cuidar do Lixo é o mínimo que uma pessoa deva fazer. Lembrando que a limpeza urbana é responsabilidade de todos”, frisou a associação.  

Para acompanhar o trabalho da ASCAPEL, siga: @ascapelpedroleopoldo

Encontre uma reportagem