fbpx

Desconto de até 50% na conta de água: saiba como obter a Tarifa Social em MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Cerca de 711 mil famílias em Minas Gerais estão perdendo a oportunidade de receber um desconto mensal de até 50% na conta de água, conhecido como “Tarifa Social”. Esse benefício é destinado a 1,5 milhão de famílias no estado, mas apenas 789 mil estão aproveitando-o devido à falta de cadastro.

Para ter direito ao desconto, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e ter uma renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa. O desconto, que pode variar conforme o consumo, atualmente é de 50% para todos os beneficiários do programa, segundo a Copasa.

Como se inscrever na Tarifa Social:

1.  Inscrição no CadÚnico: Vá ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do seu município.
2.  Receber a Folha Resumo: Após a inscrição, você receberá um documento chamado “Folha Resumo”.
3.  Contato com a Copasa: Entre em contato com a Copasa e apresente a Folha Resumo, carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço em nome do beneficiário e a conta de água atual do imóvel a ser cadastrado no programa.
4.  Análise e Concessão do Desconto: A Copasa analisará a documentação e, se tudo estiver certo, o desconto será aplicado já na próxima conta.

Canais de Atendimento:

•   WhatsApp: (31) 99770-7000
•   Webchat no site da Copasa: “Fale com o Chico” (na parte inferior direita da tela)
•   Agências de Atendimento Presencial: Em todo o estado

Situação em BH e Região Metropolitana:

Wallace Lúcio, superintendente de Relacionamento com o Cliente da Copasa, destacou que a falta de adesão ao benefício é alta também na Grande BH. Na região metropolitana, 437 mil famílias têm direito ao desconto, mas apenas 230 mil estão inscritas. Na capital, das 165 mil famílias elegíveis, apenas 81 mil usufruem do benefício.

Esforços para Aumentar a Adesão:

A Copasa está trabalhando ativamente para aumentar a adesão ao programa. A empresa tem parcerias com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e outras secretarias sociais de prefeituras. Agentes de saúde também estão sendo direcionados a informar as famílias sobre a Tarifa Social.

A Copasa alerta que a inscrição no CadÚnico tem validade de dois anos, e muitas famílias perdem o benefício por não atualizá-la. A empresa está comunicando alertas nas faturas, enviando SMS para clientes que perderam ou estão prestes a perder o benefício e orientando as equipes do CRAS a identificar clientes que podem ter direito ao programa.

Não perca a oportunidade de economizar na sua conta de água! Verifique se você se enquadra nos requisitos e faça o seu cadastro na Tarifa Social.

Encontre uma reportagem