Um homem de 22 anos foi morto dentro da cela no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira (26).
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por volta das 14h, Josué Felipe Santiago, de 22 anos, envolveu-se em uma briga e foi agredido por outros presos. Quando os policiais penais chegaram à cela, encontraram o jovem caído no chão, sem sinais vitais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito.
Ainda de acordo com a Sejusp, quatro detentos assumiram o crime e foram conduzidos para uma delegacia da Polícia Civil.
A secretaria afirmou que um procedimento de investigação interna será instaurado pela direção do Ceresp Betim para apurar o caso administrativamente. Josué Felipe Santiago estava preso desde 29 de março de 2022.
Em nota, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) afirmou que tomou conhecimento do fato e está levantando as informações necessárias para avaliar providências.
O presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG), Maikon Vilaça Silva, disse que uma equipe vai apurar as causas da morte e encaminhar para os órgãos competentes.
Fonte: Globo Minas.