Um homem foi encontrado morto nesta sexta-feira (8) no pátio da penitenciária de segurança máxima de Francisco Sá, localizada no Norte de Minas Gerais. De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima, identificada como Silas Bruno Alves dos Reis, de 35 anos, conhecido como “Paizão”, foi encontrada desacordada durante o banho de sol por um policial penal.
O incidente ocorreu por volta das 11h, quando Silas foi avistado caído no chão do pátio. Ao perceber o detento desmaiado, o policial acionou outros funcionários da penitenciária. A enfermeira de plantão verificou que ele já estava sem sinais vitais.
Em depoimento registrado no boletim, outro detento confessou o crime, admitindo ter asfixiado Silas próximo a um “ponto cego” no pátio. Esse autor, que convivia no mesmo pavilhão da vítima, relatou que utilizou o local específico, onde a vigilância é mais limitada, para realizar o ataque sem ser imediatamente percebido.
Silas já possuía um histórico de passagens pelo sistema prisional desde 2010 e estava detido na unidade de Francisco Sá desde o dia 16 de agosto.
Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que todas as providências cabíveis foram tomadas. “Nesta sexta-feira (8/11), durante o banho de sol, Silas foi abordado por um grupo de presos, que o enforcaram deixando-o desacordado. Imediatamente, policiais penais intervieram, entretanto, Silas foi encontrado já sem os sinais vitais”, informou a Sejusp.
Ainda segundo a secretaria, os responsáveis pela agressão foram identificados e poderão responder por homicídio.