Começou a valer, no fim da semana passada, a determinação de que todos os Microempreendedor Individual (MEI) prestadores de serviço do país devem emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) padrão nacional para registrar suas operações.
Conforme o Governo Federal, a medida tem o objetivo de padronizar as emissões e prover simplificação a esses prestadores de serviço.
Para realizar as emissões, os MEI, desde janeiro de 2023, possuem à disposição os emissores públicos nacionais que devem ser utilizados para a emissão do documento fiscal.
Visando facilitar a utilização dos emissores, foi disponibilizado no portal da NFS-e um passo a passo com as instruções necessárias à correta emissão pelos MEI.
Aplicativo
Para facilitar a emissão das notas, o Governo Federal lançou um aplicativo gratuito, mas é importante lembrar que antes de usá-lo o cidadão deve estar com o cadastro feito no sistema Gov. O App está disponível em todas as lojas virtuais (Play Store para Android e Apple Store para IOS) com o nome “NFS-e Mobile”.
Fonte: Itatiaia.