Com a desistência da fábrica de cerveja Heineken em se instalar no município mineiro de Pedro Leopoldo está ocorrendo uma verdadeira corrida dos 853 municípios do Estado pleiteando a vaga, muitos já enviaram carta de intenções para a empresa apresentando os benefícios de cada cidade. Segundo levantamento inicial, Itaúna, Diamantina, Passos, Salinas, Carmo do Cajuru, Uberaba, Claudio, Ouro Branco, Capim Branco, Muriaé, entre outras cidades independentemente de tamanho – Todos buscam para seus municípios fomentar a economia gerando empregos e renda. As empresas do grupo geram mais de 13 mil empregos em todo pais por meio das suas 15 unidades produtivas existentes no país, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP) Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacarei (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), além de duas micro cervejarias – As instalações desta nova unidade que a empresa quer instalar em Minas vai gerar aproximadamente 350 empregos, com investimento de R$ 1,8 bilhões de reais.
Em Pedro Leopoldo ocorreu que o local escolhido para a empresa instalar sua fabrica houve diferentes entendimentos de órgão da sociedade por ser a área de preservação ambiental e arqueológica, já que ficava a 800 metros da região da Lapa Vermelha, onde o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas foi descoberto, em 1975.
Com as dificuldades, o diretor de Assuntos Corporativos da cervejaria, Mauro Homem, disse que a instalação da empresa no Pedro Leopoldo só faria sentido se contasse com o apoio de toda a sociedade, “incluindo agentes que contribuem para o desenvolvimento socioambiental da região”. De acordo com ele, o processo para construção da cervejaria era conduzido de forma legal, com a obtenção da licença ambiental e autorização do Judiciário.
O diretor entendeu que a permanência no local ainda dividia opiniões e que, para seguir adiante, teria que dedicar mais tempo para realização de novos estudos. Por tudo isso, foi tomada a decisão de buscar outra área para atender a demanda da empresa nos próximos anos.