O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) promove neste sábado (5) o “Dia B da Biometria”, uma ação especial para coleta de digitais e regularização do título de eleitor em todo o estado. Os cartórios eleitorais estarão abertos das 9h às 17h.
Atualmente, cerca de 29% dos eleitores mineiros ainda não possuem o registro biométrico. O objetivo do tribunal é alcançar 100% do eleitorado com cadastro até o fechamento do prazo eleitoral, em 6 de maio de 2026.
De acordo com o TRE-MG, a biometria é o método mais seguro de identificação do eleitor e ajuda a evitar fraudes. O sistema também é utilizado por outros órgãos públicos, como o INSS, para autenticação de serviços e realização da prova de vida.
“Cada pessoa no mundo tem uma biometria única. Esse recurso garante ainda mais segurança ao processo eleitoral, que já é um dos mais confiáveis do mundo”, destacou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MG, Wellerson Amarante.
Para participar, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo levando um documento oficial com foto e um comprovante de endereço atualizado. Todos os cartórios do estado estarão em funcionamento durante o mutirão.
A chefe do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, Cláudia Alves Lopes, reforçou que o momento é ideal para regularizar a situação: “Não espere o último dia. Aproveite a ação deste sábado para resolver pendências e evitar filas no fechamento do cadastro”.
O secretário de Eleições do TRE-MG, Pablo Aragão, fez um apelo à população: “Queremos aproveitar o Dia B como um chamamento coletivo. Regularize sua situação agora e garanta seu direito de votar com tranquilidade nas próximas eleições”.
Fonte: g1 Minas