fbpx

Dia da Caridade: a importância de atitudes que fazem a diferença

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Disposição para ajudar ao próximo ou tendência natural para auxiliar alguém que está numa situação desfavorável. Esses são alguns dos significados de “caridade”, algo que ganhou destaque nesse cenário atual de pandemia, no qual muitos têm necessitado de apoio ou ajuda do próximo para enfrentar esses tempos difíceis. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância desta prática, neste domingo, 19 de julho, é comemorado o Dia da Caridade.

Na região do Vetor Norte existem várias pessoas que praticam a caridade com amor, sem cobrar nada em troca, e que são felizes simplesmente por ajudar o próximo. Poderíamos listar vários, mas temos o Grupo Solidarizar, os Caminhoneiros Solidários, os grupos espíritas, que há anos ajudam pessoas necessitadas, entre outros.

Com o intuito de reforçar o sentimento de altruísmo entre os brasileiros, foi criado o Dia da Caridade no Brasil, oficializado com a Lei nº 5.063, de 4 de julho de 1966, decretado pelo então presidente Humberto Castelo Branco. Entre as atividades mais frequentes no Dia da Caridade, destaca-se a visita aos lugares onde a tristeza, pobreza e pessoas necessitando de carinho e atenção sejam presentes. Asilos, hospitais, casas de misericórdias, orfanatos e presídios são alguns exemplos.

O mundo ainda celebra o Dia Internacional da Caridade em 5 de setembro, data esta criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Resolução 67/105, de 2012. A escolha do dia 5 de setembro é uma homenagem ao aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá.

Encontre uma reportagem