Celebrar a infância, o universo lúdico e reforçar a importância dos direitos das crianças é a proposta central do Dia das Crianças, comemorado no Brasil no domingo, 12 de outubro. A escolha dessa data tem raízes políticas, a tentativa de unificação da comemoração nas Américas e uma campanha publicitária. A origem oficial da celebração no país remonta a 1924, ano em que o então presidente Arthur Bernardes assinou um decreto instituindo o “Dia da Festa da Criança”, após a aprovação de um projeto de lei no Congresso. A inspiração veio do 3º Congresso Sul-Americano da Criança, realizado no Rio de Janeiro em 1923, que abordou questões como educação, alimentação e desenvolvimento infantil.
Durante a década de 1920, o contexto social era bastante diferente do que se observa atualmente, especialmente para as crianças mais pobres, que frequentemente eram forçadas ao trabalho e não tinham acesso à educação. Durante o congresso de 1923, surgiu a sugestão de que a data comemorativa coincidisse com o Dia do Descobrimento da América, também em 12 de outubro. A ideia, segundo a Agência Senado, era associar simbolicamente a nova geração, representada pelas crianças, à chegada de Cristóvão Colombo à América, incentivando os países americanos participantes a adotarem a mesma data. Contudo, essa tentativa de unificação não prosperou, e cada nação das Américas acabou escolhendo uma data própria para a celebração. O Paraguai, por exemplo, comemora em 16 de agosto, em memória de um batalhão de crianças mortas na Guerra do Paraguai. Assim, o Brasil se tornou o único país do mundo a celebrar o Dia das Crianças em 12 de outubro.
A data não se consolidou imediatamente. Antes do decreto de 1924, a comemoração era informalmente realizada em 2 de outubro, dia dedicado pela Igreja Católica aos Anjos da Guarda. Em 1940, o presidente Getúlio Vargas alterou a comemoração oficial para 25 de março, mas essa data não foi bem aceita pela população. Foi apenas em 1960 que o 12 de outubro ganhou força, impulsionado por uma campanha de marketing em que uma fabricante de brinquedos se uniu a uma empresa de cosméticos para criar a “Semana do Bebê Robusto”. A estratégia comercial foi um sucesso e ajudou a popularizar a data. Além disso, a coincidência do dia 12 de outubro ser também o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, solidificou a data comercialmente, uma vez que foi instituído feriado nacional em 1980.
Alfredo Neto/PMU
Fonte: g1