fbpx

Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes terá caminhada em Sete Lagoas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil. Pensando nisso, a Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) – mais uma vez realiza diversas ações de conscientização como campanhas de escutas especializadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além da tradicional caminhada na região central da cidade na sexta-feira, 17, com concentração a partir das 08h30min da manhã na Praça Tiradentes, até o Terminal Urbano.

“O abuso ocorre em muitos lares brasileiros. O dia 18 foi criado para podermos ensinar nossas crianças e adolescentes a se protegerem, buscarem pessoas de confiança quando algo de errado acontecer. Não tem classe, não tem idade para o abuso sexual acontecer. A solução são as campanhas e esse 18 de maio é a maior campanha nacional para reduzir e combater os casos que foram crescendo nos últimos anos. Como este ano o dia 18 cairá no sábado, realizaremos nossa caminhada na sexta, dia 17”, destaca Luciana Oliveira, coordenadora do CRAS III.

Durante a caminhada, serão distribuídos informativos mostrando os principais canais de denúncia para que as pessoas não se calem e denunciem e, ainda, um carro de som vai acompanhar o grupo alertando as pessoas nas ruas e comércios do Centro. “Realizamos esta ação em uma data muito séria. Infelizmente o abusador é uma pessoa conhecida na maioria dos casos, então, visamos orientar a criança e o adolescente para que eles não se calem e percam o medo de denunciar, além de pessoas próximas que saibam de exploração sexual ou abuso, que denunciem, porque a denúncia é muito importante”, ressalta Mariana Marques, Assessora de Comunicação da pasta.

A secretária Luciene Chaves faz um pedido para que quem souber de algum abuso ou exploração contra uma criança ou adolescente, que não se cale. “É importante ressaltar que o mês de maio é apenas um reforço do alerta de que o abuso e a exploração sexual infelizmente são uma realidade que devemos combater e orientar para que reduza os casos que aumentaram com a pandemia. O Maio Laranja reforça a importância de se denunciar, não se cale”, conclui. “Esse ano marca ainda os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, o que nos mobiliza a seguir construindo estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade”, completa a secretária.

Pede-se que os participantes da caminhada se vistam de preto, amarelo ou laranja, que são as cores da campanha.

Encontre uma reportagem