O papel do professor, sem dúvida, é insubstituível para a construção da sociedade. Muito mais do que ensinar, esses profissionais da educação inspiram, conduzem e trazem motivação ao dia a dia dos alunos. Seja no ensino básico, técnico ou superior, os professores são agentes formadores, ou seja, eles qualificam os alunos para todas as profissões. Todo profissional competente em alguma área passou por salas de aulas comandadas por bons educadores.
Nesse dia 15 de outubro, portanto, exaltamos o Dia dos Professores não só como forma de homenageá-los, mas também para enaltecer a importância social que tem a profissão.
ORIGEM DO DIA DOS PROFESSORES
No Brasil, a origem das comemorações do Dia dos Professores é muito antiga, estando presente desde o início da construção da sociedade brasileira como a conhecemos hoje. Em 1827, durante a monarquia, Dom Pedro I instituiu, em 15 de outubro, um decreto imperial, cuja resolução estabelecia a criação do ensino elementar no país.
A data inspirou uma comemoração especial. Em 1947, um professor de São Paulo chamado Salomão Becker sugeriu a outros colegas o dia 15 de outubro para ser um dia de descanso e de reflexão sobre os rumos do ensino. A iniciativa acabou se espalhando para outras escolas paulistas e, depois, para instituições de todo o país. Assim, em 1963, o Dia dos Professores foi oficializado como feriado escolar em todo o Brasil pelo Decreto Federal 52.682.
A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES
Além de trazer a iniciativa para a criação da data, Salomão Becker, que lecionou por 49 anos em escolas de ensino básico do estado de São Paulo, é autor da frase: “Professor é profissão. Educador é missão”. E de fato a missão é grande. Isso porque, além dos aspectos cognitivos, o trabalho do professor também é estimular a criatividade, a coletividade e o pensamento crítico do aluno — tarefas, claro, muito árduas.
O professor participa ativamente da formação da cidadania, da construção de valores éticos e da consolidação da base de conhecimento que será utilizada pelo resto da vida pelos alunos. Além disso, o educador, sobretudo o de ensino superior, forma os profissionais do futuro, conectando os conceitos técnicos aos preceitos éticos. O professor é o maestro que rege a sociedade, e a educação é fundamental na composição de um mundo melhor.
DESAFIOS DIÁRIOS
Com toda a responsabilidade que a profissão exige, muitos desafios surgem ao longo da trajetória. Ser educador, nos últimos dois anos, sem dúvida, tem sido muito desafiador para os professores. A pandemia de coronavírus desorganizou a rotina das salas de aula, atrapalhou o calendário escolar e impôs o ensino virtual a todos, mesmo sem a preparação ideal.
As adversidades sanitárias, no entanto, reforçaram a importância da educação e, sobretudo, a insubstituível presença dos professores na vida de seus alunos. Além de colaborarem com o desenvolvimento e o aprendizado, mesmo em um cenário tão atípico, contribuem, muitas vezes, com uma atenção socioemocional.
Em resumo, são profissionais imprescindíveis para qualquer outra profissão, afinal, sem o Professor não somos nada!