fbpx

Dia dos Namorados 2023 será sem presente para 59% dos consumidores

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Celebrado daqui a pouco mais de duas semanas, o Dia dos Namorados passará sem compra de presentes para a maioria dos belo-horizontinos. Quase 59% dos consumidores declaram que não comprarão nada para a data, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25/05) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead) da UFMG.

Ainda que represente a maioria dos consumidores, o percentual é o menor pelo menos desde 2018. No primeiro ano da pandemia de Covid-19, em 2020, o índice de pessoas que não presenteariam chegou a 73%.

Entre quem apresentará, o valor médio dos presentes será de R$ 109,21, praticamente igual ao de 2022. Isso pode significar presentes mais simples, já que a inflação aumentou os preços. Presentes tradicionais aumentaram mais que a inflação geral no último ano, segundo dados de abril do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As roupas masculinas e as femininas sofreram uma inflação de 15,03% e de 13,13% em 12 meses, respectivamente. E as barras de chocolate e bombons ficaram 11,9% mais caros. A inflação em geral no mesmo período foi de 4,18%. A pesquisa do Ipead aponta dados similares a outro levantamento que mostrou que, nacionalmente, os namorados também não pretendem presentear em 2023 — e um dos principais motivos é a falta de dinheiro.

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem