Dia dos Namorados no Brasil surgiu como estratégia publicitária para impulsionar vendas

Por Dentro De Tudo:

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Diferente de grande parte do mundo, que celebra o Dia de São Valentim em 14 de fevereiro, o Brasil comemora o Dia dos Namorados em 12 de junho. A data, no entanto, não tem origem religiosa, mas sim comercial.

A iniciativa foi do publicitário João Doria, pai do ex-governador João Doria Jr., que criou a campanha em 1948 para aquecer as vendas no mês de junho, considerado fraco para o comércio. A primeira ação promocional, feita para a loja Exposição Clipper, usava frases como “Não é só com beijos que se prova o amor!” e “Amor com amor se paga”. A campanha foi um sucesso e, no ano seguinte, a data começou a ser adotada em todo o país.

O dia 12 de junho foi escolhido por anteceder o dia de Santo Antônio, tradicionalmente conhecido como o “santo casamenteiro”, o que ajudou a dar um tom simbólico à comemoração.

Hoje, o Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães em volume de vendas.

Já o Valentine’s Day tem origem no século III, quando o padre romano Valentim realizava casamentos em segredo, desafiando o imperador Cláudio II, que havia proibido uniões para manter os homens disponíveis para o exército. Após ser preso e condenado, Valentim teria se apaixonado por uma jovem e enviado a ela uma carta assinada “do seu Valentim” — gesto que inspirou a troca de mensagens amorosas em fevereiro.

A celebração foi oficializada pela Igreja Católica no século V, quando o papa Gelásio instituiu o Dia de São Valentim, cristianizando o antigo festival romano da fertilidade, Lupercalia.

📸 Foto: Flávio Tavares/O TEMPO

Fonte: O Tempo

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