Existem diversas histórias atribuídas à origem da comemoração do Dia dos Namorados no Mundo. No Brasil, é celebrado dia 12 de junho, no entanto nos outros países é comemorado em 14 de fevereiro.
Uma das histórias mais conhecidas é a que conta uma narrativa situada no Império Romano do século III, antes de o cristianismo ser adotado como religião oficial.
A lenda diz que um bispo da Igreja Católica, São Valentim, realizava matrimônios em Roma quando o imperador Cláudio II decidiu ilegalizá-los, por acreditar que homens solteiros davam soldados melhores, por não possuírem outras responsabilidades fora do exército.
ndo contra as ordens do imperador, por acreditar que este era o seu dever, São Valentim continuou realizando as cerimônias matrimoniais. Por desobedecer a lei, foi condenado à morte, e seu martírio é considerado por muitos como sendo a origem do Dia dos Namorados.
Dia dos Namorados: conheça as histórias de origem da celebração
Outras histórias também são contadas sobre as origens do dia do amor, inclusive uma que se refere ao tradicional costume, por parte da Igreja Católica, de “cristianizar” festividades pagãs, com o intuito de facilitar a conversão de pessoas.
Alguns acreditam que o Dia de São Valentim, nome oficial do Dia dos Namorados, foi estabelecido em fevereiro pela proximidade de outro feriado: a festa pagã da Lupercália, dedicada à fertilidade e à colheita, e celebrada sempre no segundo ano do calendário gregoriano.
Dentre os ritos envolvidos na Lupercália, geralmente incluindo sacrifícios e sangue em prol da fecundidade, um deles dependia das mulheres da cidade de Roma, que colocavam seus nomes em uma urna. Após, os homens romanos iam até a urna, escolhiam um nome e se tornavam o par daquela mulher pelo ano seguinte.
Dia dos Namorados: São Valentim, o santo do amor
No século V, o papa Gelásio declarou o dia 14 de fevereiro como o dia oficial de São Valentim, dando origem ao dia do amor. Dentro da tradição católica, existem outros santos e mártires aos quais alguns atribuem a história original do Dia dos Namorados, mas suas histórias são menos conhecidas.