Dia nacional da sustentabilidade: pequenos negócios avançam na adoção de boas práticas

Por Dentro De Tudo:

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Nesta quinta-feira, 25 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Sustentabilidade. A data marca também uma década desde que, em setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), voltados para erradicar a pobreza e promover equilíbrio entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae Minas confirma que os pequenos negócios têm dado passos importantes em direção a essas metas, adotando práticas ambientais, sociais e de governança que fortalecem tanto a competitividade quanto a responsabilidade empresarial.

No aspecto ambiental, a maioria dos empreendedores afirma que já implementa medidas de economia de energia (83%) e redução no uso de plástico (73%). Também se destacam iniciativas como reciclagem e reaproveitamento de materiais (60%) e economia de água (50%).

Na dimensão social, o apoio à diversidade ganha destaque. Sete em cada dez empresários se posicionam a favor da inclusão de pessoas de diferentes gêneros, raças, idades e orientações sexuais. Além disso, quatro em cada dez garantem igualdade de salários e oportunidades de crescimento profissional entre seus colaboradores.

No campo da governança, mais da metade dos entrevistados adota práticas de gestão de riscos, identificando e mitigando possíveis ameaças ao negócio. Quase a mesma proporção utiliza canais de escuta, que fortalecem a transparência, aumentam a satisfação dos clientes e promovem uma cultura de confiança.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, os resultados comprovam a importância da pauta: “A pesquisa confirma que os pequenos negócios de Minas Gerais têm valorizado e investido cada vez mais em boas práticas de sustentabilidade, não apenas para reduzir custos e fortalecer a reputação da marca, mas como um caminho necessário para preservar os recursos naturais, garantir a qualidade de vida das pessoas e a longevidade dos negócios.”

Um exemplo prático vem do bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte. A empresa familiar Mantiqueira Bela, especializada em antepastos, transformou sua rotina a partir de um episódio marcante. O empreendedor Rildo Machado conta que, em uma feira, uma cliente se recusou a usar colher de plástico e preferiu receber a geleia na mão. A situação levou a empresa a substituir talheres descartáveis por opções de papel e bambu.

Desde então, outras práticas sustentáveis foram incorporadas, como a compostagem de resíduos, entregue a produtores locais, e o reaproveitamento de potes de vidro, com descontos para clientes que devolvem embalagens. “O retorno é muito positivo. Esse viés de sustentabilidade ajuda a empresa a conquistar novos clientes com a mesma preocupação”, afirma Rildo, que administra o negócio ao lado da esposa Jeane e dos filhos Eduardo e Leonardo. Estudante de Engenharia Ambiental, Leonardo ressalta que a sustentabilidade se tornou diferencial competitivo da marca.

Para ampliar o acesso dos empreendedores a esse tipo de iniciativa, o Sebrae Minas lançou o curso gratuito “Mais Lucro, Menos Custo com ESG”. A ferramenta inclui chatbot para orientar ações práticas e rápidas, além de diagnóstico que mede o estágio de maturidade dos negócios em critérios ambientais, sociais e de governança.

Foto: Divulgação

Fonte: Sebrae Minas

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