A diabetes é uma doença crônica grave que pode afetar milhões de pessoas ao redor do mundo. Estima-se que até 2030, 340 milhões de pessoas sejam diagnosticadas com a condição. Ela ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou não utiliza corretamente o hormônio, levando a complicações graves se não tratada adequadamente. A cada cinco segundos, uma pessoa morre no mundo devido à diabetes.
Embora muitas vezes silenciosa, a doença pode apresentar sinais à medida que avança. Entre os sintomas comuns estão cansaço excessivo, visão turva, sede constante e fome frequente. Outros sinais incluem boca seca, feridas de cicatrização demorada e formigamento nos pés e mãos.
De acordo com a endocrinologista Larissa Figueiredo, é essencial que pessoas com histórico familiar de diabetes e condições como obesidade mantenham um acompanhamento rigoroso dos níveis de glicemia no sangue. O diagnóstico precoce e o controle contínuo são fundamentais para evitar complicações mais graves, como doenças cardíacas e insuficiência renal.
Fonte: Metrópoles
Crédito da foto: Getty Images